TEMPOS DE AGORA




Tempos de Agora parte de uma coleção de palavras usadas pelas pessoas para denominar os tempos em que vivemos e que foram coletadas na internet ao longo dos últimos anos. Essas palavras foram bordadas com linha vermelha sobre o linho gasto de um velho sofá.

Desde 2016, tenho pesquisado e selecionado frases que alimentam um arquivo que vem sendo usado como base para meus trabalhos. Esse arquivo parte do desejo de tentar juntar e guardar o que está sendo escrito, sentido ou percebido sobre o momento atual do Brasil. A pesquisa surge da percepção de uma repetição de certas palavras/expressões publicadas na internet. Quando escutamos ou lemos repetidamente certas palavras, elas começam a chamar nossa atenção.



Também procurei encontrar que outras denominações equivalentes a “tempos sombrios” tinham sido usadas nesse mesmo período, como as pessoas estariam denominando os “tempos de agora”. Alguns desses tempos foram bordados em linho cinza com linha vermelha. O cinza remete a guerra, a prisões, a tempos de chumbo.

Os “tempos sombrios” só são tão sombrios por baterem na nossa cara, comprimirem nossas
pálpebras, ofuscarem nosso olhar. (...) Na verdade, se olharmos a certa distância, não são
apenas sombrios, mas cinzentos: o cinza triste do céu chuvoso e, mais ainda, o cinza-chumbo dos arames farpados, das armas de guerra e do próprio chumbo que as mais cruéis prisões utilizaram. Tempos sombrios são tempos de chumbo. Eles não só impede nossa capacidade de ver mais além e, com isso, de desejar, mas são pesados pesam em nossos ombros, em nossas cabeças, sufocam nossa capacidade de querer e de pensar.
(DIDI-HUBERMAN, 2017:15)


FICHA TÉCNICA
nome: TEMPOS DE AGORA
ano: 2019 
técnica: linha de algodão bordada em linho usado
dimensões: aproximadamente vv x nn cm
coleção da artista



#temposdeagora
#protecaoparatempossombrios